Rede de memórias
O Projeto integra o Programa Momento Patrimônio vinculado ao Centro de Cultura, Memória e Patrimônio da Universidade de Passo Fundo (CCMP-UPF) coordenado pelo curso de História. A iniciativa tem por finalidade principal agregar as ações locais e regionais que tem por objeto de atuação a cultura, a memória, o patrimônio e a história regional, bem como analisar criticamente e compreender os processos constitutivos da região do Planalto Médio Rio-grandense.
As principais atividades, constituÃdas como prestação de serviço, voltam-se à divulgação cientÃfica, ao vÃnculo com museus, bibliotecas, arquivos, casas de cultura e associações culturais, centrando-se na história e na pré-história regional. Essas atividades pressupõem o princÃpio da inclusão social, histórica, etino-racial, com base na prática da garantia de igualdade dos direitos e do respeito à s diferenças histórico-culturais.Â
Nesse sentido, o projeto Rede de Memórias, como um subprojeto do Programa Momento Patrimônio, enfoca o patrimônio material e imaterial do municÃpio de Passo Fundo, a partir de sua diversidade intrarregional, étnica, social, cultural, educacional, ocupacional, entre outras, tendo como principal objetivo a patrimonialização dos elementos culturais das comunidades e escolas passo-fundenses.  Assim, busca-se entender como os objetos e fazeres cotidianos das diferentes comunidades (festas, comidas, fotografias, cartas, causos, religiosidade, música) são apropriados e significados pelos diferentes grupos, ou seja, de que forma esses elementos passam a constituir a memória e representação da cultura local e regional. O projeto de reconhecimento e valorização da memória será desenvolvido em parceria com as escolas, possibilitando que os alunos conheçam melhor  o lugar de onde vivem. Para sua realização, os docentes e discentes do curso de História, já integrados no projeto maior, atuarão junto à s diferentes comunidades de Passo Fundo, mobilizando e auxiliando escolas e associações de bairro, para que registrem e produzam sua própria história a partir da memória coletiva da comunidade, não descurando do fato de que essa memória particular está integrada a uma rede de relações sociais e culturais, configurando a memória local e regional.
VÃdeos
Â
Â
Â