Programa Cultura e Patrimônio

 

 

As amplas e profundas transformações contemporâneas nas formas de viver, pensar e agir sobre o mundo, bem como seus corolários na mudança de paradigmas nas Ciências, contribuíram para que novos objetos, problemáticas, abordagens e dimensões da História fossem contemplados pelos pesquisadores. Nesse sentido, o programa Cultura e Patrimônio debruça-se sobre as recentes abordagens interdisciplinares dedicadas ao estudo do campo cultural e patrimonial, tão necessárias e prementes na pós-modernidade global. 

O eixo concernente à Cultura ocupa-se da reflexão, identificação e estudo de fenômenos culturais, estéticos, religiosos, ritualísticos, relativos ao imaginário, aos simbolismos, à cultura de massa, etc., em suas abordagens micro e macro, contemplando suas articulações intrínsecas com o social. Para dar conta de tal abrangência, parte-se da consideração da Cultura como uma teia de significados que o homem teceu e tece, uma teia que estrutura significações sobre o mundo e torna possível e compreensível a ação sobre o mundo – transformando-o constantemente. 

Já o eixo dedicado às questões patrimoniais preconiza a consideração e análise dos processos de constituição de bens artísticos, culturais, ambientais, intelectuais e históricos pertencentes a uma coletividade. Tal conjunto de referências é articulado à constituição de memórias e identidades específicas que, abordadas sob uma perspectiva histórica, evidenciam o quanto as demandas, seleções, recordações, discursos e representações se tornam ou são tornados referenciais para as comunidades. 

Refletir acerca do patrimônio extrapola as questões legais e perpassa, indelevelmente, pelo eixo da cultura. Por ser intrinsecamente dinâmica, a cultura se transforma cada vez mais rapidamente no atual contexto de globalização, sendo que articula-se e passa a servir a grupos, interesses e indivíduos de uma maneira também inovadora. O lugar da cultura e do patrimônio supera fronteiras, invade outros campos e torna-se um forte amparo para constituições do outro e de formas de agir social, política e esteticamente em relação ao “outroâ€; o olhar sobre a cultura e sobre o patrimônio, portanto, deve passar pela análise das representações, dos discursos e das práticas sociais, bem como pelos sentidos legados a ambos pela sociedade.

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