Projetos

1 – Momento Patrimônio

O projeto é desenvolvido desde 2011 e destaca a necessidade da discussão e ação pró-patrimonial em Passo Fundo e região. 

Seus produtos são expressivos:

  • quatro temporadas televisivas e radiofônicas (a última (4ª)  em produção);
  • três coletâneas referenciais para a discussão e utilização pedagógica  dos vídeos do programa (a terceira será publicada em 2015);
  • articulação e produção de exposição, programas e discussões a partir do subprojeto Rede de Memórias, implementado em oito escolas da Rede Municipal e voltados à pesquisa e produção de conhecimento sobre a memória e o patrimônio da comunidade escolar envolvida;
  • produções de artigos, apresentação de trabalhos, palestras, consultorias e outras atividades.

 

2 – LACUMA

Cabe ao Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (Lacuma):

  • a preservação do material recebido por meio dos contratos de endosso e apoio institucional entre o Núcleo de Pré-História e Arqueologia  (NUPHA)  da UPF e empresas, além de órgãos públicos; do estudo e conservação da cultura material e arqueológica; 
  • a formação de acervos; da limpeza de material iconográfico, lítico e cerâmico; da documentação gráfica e fotográfica; 
  • a descrição de artefatos arqueológicos; da catalogação dos acervos; do acondicionamento e armazenamento do material da cultura material e arqueológica;
  • a elaboração de laudos em temas de cultura material. 
  • realização de cursos, eventos e publicações, associada à produção do conhecimento.

 

3 – LAMOI

O Laboratório de Memoria Oral e Imagem (Lamoi)  é vinculado ao curso de graduação em História e ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UPF e tem como finalidade a organização de uma base de dados de memória oral, visual, audiovisual e escrita da região Norte do Rio Grande do Sul, região de abrangência da UPF. 

O enfoque central é o patrimônio cultural da região, a partir de sua diversidade intrarregional – étnica, social, cultural, educacional, ocupacional, dentre outras –, tendo como principal enfoque a patrimonialização dos seus elementos culturais acessíveis por meio de diferentes suportes e agentes de memória.   Assim, busca-se entender como os objetos e fazeres cotidianos das diferentes comunidades (festas, comidas, fotografias, cartas, causos, religiosidade, música)  são apropriados e significados pelos diferentes grupos, ou seja, compreender de que forma esses elementos passam a constituir a memória e a representação da cultura local e regional.

 

4 – Religiões e religiosidades: possibilidades de pesquisa

O projeto pretende analisar as contribuições e limites da articulação interdisciplinar  que orienta teórica e metodologicamente os estudos sobre religiosidade e cultura no campo historiográfico contemporâneo, assim como produzir estudos de caso orientados por tal arsenal teórico-metodológico. A abordagem proposta se detém na mobilização de instrumentais metodológicos para uma compreensão mais aprofundada e valorativa das crenças no cotidiano das sociedades. Partindo da compreensão do campo religioso (Pierre Bourdieu) como um espaço de lutas e disputas pela hegemonia da manipulação de bens simbólicos, preconizamos nos ater  na análise conceitual que dê conta da pluralidade, plasticidade e porosidade percebida nos grupos, movimentos, igrejas, congregações, etc., que disputam um lugar no amplo mercado de bens de salvação configurado contemporaneamente.

 

5 – Rede de memórias

O projeto integra o Programa Momento Patrimônio vinculado ao CCMP, coordenado pelo curso de História. A iniciativa tem por finalidade precípua agregar as ações locais e regionais que têm por objeto de atuação a cultura, a memória, o patrimônio e a história regional, bem como analisar criticamente e compreender os processos constitutivos da região do Planalto Médio Rio-grandense. As principais atividades, constituídas como prestação de serviço, concentram-se na divulgação científica, no vínculo com museus, bibliotecas, arquivos, casas de cultura, associações culturais, centrando-se na história e na pré-história regional. Essas atividades pressupõem o princípio da inclusão social, histórica, etino-racial, com base na prática da garantia de igualdade dos direitos e do respeito às diferenças histórico-culturais.

 

6 – Educação patrimonial

Articulada à prestação de serviços, a formação em educação patrimonial prevê que as atividades de pesquisa sejam transpostas e discutidas com a comunidade envolvida em cada projeto de análise arqueológica empreendida pelo Núcleo de Pré-História e Arqueologia (NUPhA) e pelo Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (LACUMA).

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